Páginas

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Cantores dos Anos 80 - John Cougar Mellencamp




NOME: John Cougar Mellencamp
DATA DE NASCIMENTO: 07-10-1951
ORIGEM: Seymour, Indiana - EUA
ÊXITOS: Hurts so Good (1982); Jack and Diane (1982)


Já vendeu mais de 40 milhões de álbuns em todo o Mundo e, só nos Estados Unidos, 20 das suas músicas estiveram entre as primeiras 40 posições do Top. 

É um dos membros fundadores da Farm Aid, uma organização fundada em 1985 com o objetivo de chamar a atenção para a perda dos terrenos agrícolas, procurando formas de angariar fundos para ajudar os agricultores a manter-se a trabalhar nas suas terras. Já há 24 anos que a Farm Aid realiza um concerto anual. 

Cresceu influenciado pela música de Bob Dylan e dos Rolling Stones e, aos 14 anos, formou a sua primeira banda. Cinco anos depois, quando terminou o liceu, John Cougar foi pai pela primeira vez. Seguiu para a Faculdade, onde se deixou envolver por drogas e álcool. Terminada a Universidade, Mellencamp tocou em algumas bandas locais e trabalhou como instalador de telefones. No dia em que ficou sem emprego, e depois de ter abandonado definitivamente as drogas, decidiu seguir carreira na música - a sua paixão. 

Depois de editar vários discos, foi só em 1982 que John Cougar conquistou tudo e todos com o álbum American Fool - o disco onde estão as músicas Hurts so Good, que passou quatro semanas no 2º lugar do Top americano e com a qual Mellencamp ganhou o Grammy, e Jack and Diane, em primeiro lugar também durante quatro semanas consecutivas. 

Continuou sempre a compor e a lançar novos álbuns até hoje, ora com canções originais, outras vezes com versões da música de Bob Dylan e dos Drifters. Em 1994 teve um ataque cardíaco como consequência dos quatro maços de cigarros que fumava diariamente. 

John Cougar fez parte do elenco de quatro filmes, um dos quais também como realizador e, desde 1988, que se dedica à pintura. Começou por pintar retratos da família e de paisagens, embora os seus trabalhos mais recentes sejam mais abstratos e abordem temas como a política, o cristianismo e a cultura pop. 

Participou na campanha para as Presidenciais americanas de 2004, apoiando o candidato John Edwards e, no ano seguinte, integrou a tournée de dois dos seus ídolos, Donovan e John Fogerty. 

Foi induzido no 'Rock and Roll of Fame' em 2008.

Nenhum comentário: