Páginas

quinta-feira, 7 de março de 2013

Cantores dos Anos 80 - Mark Knopfler



NOME: Mark Knopfler
DATA DE NASCIMENTO: 12-08-1949
ORIGEM: Escócia - Glasgow
ÊXITOS: 'Sultans of Swing'; 'Romeo and Juliet'; 'Private Investigations'; 'Telegraph Road'; 'Love over Gold'; 'Money for Nothing'; 'Brothers in Arms'; 'So Far Away'; 'Walk of Life'


Considerado por muitos um dos maiores guitarristas e compositores da história do rock. 
É mais conhecido pelo seu trabalho com os Dire Straits, que liderou de 1978 até 1995, do que pela sua carreira a solo, embora continue a dar concertos por todo o mundo, regra geral, esgotados! Paralelamente, lançou álbuns a solo, criou bandas sonoras para o cinema, como Local Hero, e criou ainda uma outra banda, The Notting Hillbillies. 

Participou também no trabalho de outros artistas, como Bob Dylan, Eric Clapton e B. B. King, e produziu álbuns para Tina Turner e Bob Dylan. Até hoje, já fez mais de quatrocentos concertos em mais de trinta países. 

Foi buscar inspiração ao seu tio, que tocava harmónica e piano, e também à música do Rei Elvis Presley e do virtuoso guitarrista Jimmy Hendrix. Formou-se em jornalismo e trabalhou como repórter no jornal Yorkshire Evening Post até ao dia em que tomou a decisão de se dedicar apenas à música. 

Depois do enorme êxito dos Dire Straits, com o álbum Brothers in Arms, a banda esteve parada bastante tempo, enquanto Knopfler se dedicava à composição de música para o cinema, mas em 1988, juntaram-se no Estádio de Wembley para participar no concerto de tributo a Nelson Mandela. 

Foi neste mesmo ano que Mark Knopfler formou o grupo The Notting Hillbillies, com uma linha musical muito mais virada para o country, logo, bastante diferente do trabalho com os Dire Straits.

Em 1991, o disco seguinte não conseguiu ultrapassar o êxito enorme de Brothers in Arms, o que acabou por levar o grupo a separar-se definitivamente em 1995. 
Mark Knopfler continuou a escrever música para bandas sonoras de filmes, já lançou vários discos a solo e, de vez em quando, junta-se a outros elementos dos ex - Dire Straits em concertos de solidariedade. 

Mark Knopfler foi casado três vezes. Atualmente vive com a terceira mulher: a atriz Kittty Aldridge e com as duas filhas que têm em comum, em Chelsea.

Nenhum comentário: