Páginas

quarta-feira, 13 de março de 2013

Cantoras dos Anos 80 - Suzy Quatro



Além de cantar e tocar muitíssimo bem, tinha uma figura deslumbrante! Nasceu e cresceu numa família de quatro irmãos, num subúrbio de Detroit. O pai, Art Quatro, tinha uma banda de jazz, os The Art Quatro Trio, onde Suzi, com 8 anos, fez a sua estreia. Foi ainda em família, em 1964, que formou a sua primeira banda com as duas irmãs. Chamava-se Suzi Soul And The Pleasure Seekers e era o orgulho da família! 

Em 1971, Suzi já era uma contrabaixista conceituada na cidade e nesse mesmo ano mudou-se para o Reino Unido, depois de ter sido descoberta por um produtor musical. 
A estreia a solo, em 1973, passou um bocado despercebida, curiosamente, à exceção de Portugal. O primeiro single, 'Rolling Stone', chegou a nº 1 do top e, no mesmo ano, 'Can the Can' chegou ao topo das tabelas europeias e australiana. E, logo de seguida, mais dois grandes êxitos: '48 Crash' e 'Devil Gate Drive'. 

Quatro anos mais tarde, em 1978, Suzi Quatro faz subir mais uma das suas músicas, 'If You Can't Give Me Love', aos primeiros lugares dos top's. 'Stumblin' in', em dueto com Chris Norman levou finalmente Suzi Quatro ao 4º lugar da tabela americana. 

Regressou depois aos Estados Unidos onde ficou bastante conhecida como Leather Tuscadero, uma personagem da série da televisão, 'Happy days'. Como atriz, tem ainda no seu curriculum mais umas quantas participações em televisão, já para não dizer que a voz de Suzi Quatro faz a voz do personagem 'Rio' dos desenhos infantis 'Bob, O Construtor'. Não menos curioso é descobrir que Suzi apresentou ainda um programa de rádio, na BBC 2: Rockin' with Suzi Quatro. 

Em fevereiro de 2006, editou um novo álbum, 'Back To the Drive', e este foi também o ano da edição de um documentário sobre a sua vida e carreira. 

Na vida pessoal, Suzi separou-se do pai dos seus dois filhos, um rapaz e uma rapariga, que era também o seu guitarrista de sempre, Len Tuckey e voltou a casar, uns anos mais tarde, com o seu promotor de espetáculos. Entretanto, Suzi Quatro teve mais uma grande estreia na sua vida. Foi avó de uma menina.



Nenhum comentário: