Páginas

sexta-feira, 19 de julho de 2013

ABC


NOME: ABC
DATA DE FORMAÇÃO: 1980
ORIGEM: Inglaterra - Sheffield
ÊXITOS: 'Poison Arrow'; 'The Look of love'; 'All of my heart'; 'The night you murdered love'; 'King without crown a crown'



Apareceram mesmo no início dos anos 80. Na época do New Wave. 

Martyn Fry era jornalista na área da música até ao dia em que entrevistou a banda Vice Versa, e, conversa puxa conversa, juntou-se a eles como vocalista do grupo. Estavam formados os ABC. 

Lançaram o primeiro álbum em 1982, 'The Lexicon of Love', e conquistaram quase de imediato o 1º lugar de vendas. Ainda hoje, é referido pela crítica musical como um dos 100 melhores discos britânicos de todos os tempos. São deste álbum as músicas 'Poison Arrow'; 'The Look of love' e 'All of my heart'. 

Nos dois anos seguintes, a saída de dois dos elementos trouxe alguma instabilidade ao grupo, mas, em 1985, acabam por surgir com um registo diferente e com novo disco, 'How to be a Zillionaire'. Pela primeira vez, com a música 'Be near me', atravessaram o Atlântico e conquistaram lugar entre as dez mais do Top americano. 

Entretanto, Martin Fry ficou seriamente doente o que obrigou o grupo a parar por uns tempos. Quando regressaram, fizeram-no em grande: um disco com mais três grandes êxitos... 'When Smokey Things', 'The Night you Murdered Love' e 'King without a Crown'. O disco seguinte, em 1989, passou bem mais despercebido que os anteriores e, em 1990, editaram um 'Greatest Hits'. 

Depois de uma mudança de editora, lançaram novo disco em 1991, outro oito anos mais tarde, com a gravação de um espetáculo ao vivo e, em 2001, nova colectânea. 
Os ABC estão de regresso. Ao fim de tantos anos, editaram um novo álbum de originais, 'Traffic' e, vinte e sete anos depois, gravaram aquele que foi o primeiro disco da banda, ao vivo no Royal Albert Hall.

Nenhum comentário: