Páginas

domingo, 27 de outubro de 2013

Hula Hoops

Embora não haja uma data ou local preciso sobre a origem do hula hoops, certamente, todos nos lembramos de girar (ou pelo menos ver as miúdas) a fazerem girar o círculo de plástico à volta da cintura. Ao que parece, a expressão "hula" vem dos havaianos que já tinham essa tradição, esse instrumento... antes de se tornar comum pelo mundo fora. Os primeiros eram feitos de plantas secas e enroladas, bambu, ou até de madeira. 

Richard Knerr e Arthur "Spud" Medlin, os fundadores da empresa de brinquedos Wham-O, foram os grandes impulsionadores do hula hoop. Como estes círculos já eram usados em vários pontos do globo, não houve a necessidade de registar a patente do "brinquedo". 

Em 1980 mais de duas mil cidades já vendiam hula hoops e faziam-se concursos que, segundo as estatísticas envolveram mais de dois milhões de pessoas pelo mundo fora. A atual detentora do recorde mundial de hula hoop (desde abril de 1987) é americana, chama-se Roxann Rose e passou 90 horas a equilibrar e fazer girar o círculo à volta da cintura. 

Atualmente, o hula hoop é muito usado em aulas de ginástica com fins específicos: adelgaçar a cintura. Tem uma tarefa árdua, portanto... mas pode sempre ver como é...

Nenhum comentário: