Páginas

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Cantores dos Anos 80 - Peter Gabriel

NOME: Peter Gabriel
DATA DE NASCIMENTO: 13-02-1950
ORIGEM: Chobham - Inglaterra
ÊXITOS: 'Solsbury Hill'; 'Games Without Frontiers'; 'Sledgehammer'; 'Don't Give Up'; 'Biko'.



Embora a sua carreira esteja muitíssimo ligada à Pop, Peter Gabriel é considerado por muitos como um dos principais incentivadores da World Music. Tornou-se famoso por ser o vocalista, flautista e líder da banda dos Genesis e por se envolver em causas humanitárias. 

Depois da sua saída dos Genesis, em 1976, começou a trabalhar no primeiro de quatro álbuns consecutivos, todos eles com o mesmo nome, 'Peter Gabriel', no entanto, só com o terceiro é que entrou definitivamente para a história do rock. É deste disco a música 'Biko', que se tornou num dos maiores hinos de protesto dos anos 80. O álbum seguinte, editado em 1982, revelou-se um sucesso ainda maior, já para não falar do quinto disco, com a música Sledgehammer que conquistou o primeiro lugar de várias tabelas de vendas em toda a Europa, e que revelou um vídeo que se tornou famoso pela sua criatividade. 

Envolvido desde cedo com causas humanitárias, deu concertos a favor da Aministia Internacional por mais que uma vez. Ganhou um Grammy com a composição da banda sonora para o filme 'A Última Tentação de Cristo'. 

Só em 1992, é que editou um novo álbum de originais, 'Us'. Durante a gravação do disco o músico passou por uma série de problemas, incluindo um divórcio doloroso. Tensões que acabaram por se manifestar nas músicas deste disco. De novo, dez anos mais tarde, em setembro de 2002, regressa com um novo trabalho de originais, 'Up', um álbum onde também contou com a colaboração da sua filha. 

Atualmente, continua a dedicar-se a várias causas humanitárias, participou no Live 8 em 2005 e no concerto dedicado a Nelson Mandela. Lançou um DVD duplo 'Peter Gabriel Live & Unwrapped' e, em 2006, cantou 'Imagine' de John Lennon na abertura dos Jogos Olímpicos de inverno de 2006, em Turim.

Nenhum comentário: