Páginas

domingo, 31 de janeiro de 2016

Cantores dos Anos 80 - Nanã Sousa Dias

Nasceu em Torres Vedras em 1957. Desde muito cedo demonstrou interesse pela música, influenciado pelo pai, tios e avô, músicos amadores. Aos 12 anos começa a aprender guitarra, que troca pela flauta transversal aos 19 anos. Pouco tempo depois começa a interessar-se pela Bossa Nova e pelo Jazz, tendo começado a tocar com alguns amigos com quem se desloca frequentemente a Lisboa e Estoril para assistir a concertos e "jam sessions", nos festivais e clubes de Jazz (Hot Clube, Louisiana, Zodíaco, etc).

Aos 22 anos, compra um saxofone tenor dos anos 40 e começa a aprender, como autodidacta,  a tocar esse instrumento.

Em 1980 começa a estudar harmonia e a compôr alguns temas. Torna-se músico profissional em 1981 passando a integrar a "Banda Atlântida" de Lena d'Água.

Sai da "Banda Atlântida" em 1983, aceitando o convite de Rui Veloso para integrar a sua banda. O primeiro disco que grava com Rui Veloso é o álbum "Guardador de Margens".

O álbum homónimo dos Bit, grupo formado por Nanã Sousa Dias, Manuel Paulo Felgueiras, Paleka, Zeca Neves e Luís Stoffel, foi editado em 1984.

Entretanto, é convidado por Luís Villas-Boas a tocar em várias edições do Festival de Jazz de Cascais, Estoril e Lisboa.

O seu primeiro disco a solo, "Ousadias", foi editado em Dezembro de 1986. No disco, produzido por Zé Carrapa e pelo próprio Nanã Sousa Dias, colaboraram os músicos Zé Nabo, Zé Carrapa, Ramon Galarza e Renato Jr.

Em 1988 foi editado o álbum "Aqui Tudo Bem".

Entretanto participa na banda sonora da série de televisão "Claxon" para a qual compôs o genérico.

Em 1994 produziu o disco "Salsetti" de Bernardo Sassetti. Nesse ano lançou ainda um álbum com "Temas de Natal".

Em 1995 lançou pela etiqueta Groove, subsidiária da Movieplay, um disco de homenagem a Tom Jobim denominado "Tom Maior".

Em 1996 a Movieplay editou o disco "Os Melhores Temas de Natal". Ao alinhamento do disco de 1994 foram acrescentadas revisões dos temas "Silver Bells" e "Christmas Songs".

"Ousadias" foi reeditado no formato CD em 1998.

DISCOGRAFIA
Ousadias (LP, Polygram, 1986)
Aqui Tudo Bem (LP, Polygram, 1988)
Temas de Natal (CD, Movieplay, 1994)
Tom Maior (CD, Groove, 1995)
Melhores Temas de Natal (Compilação, Movieplay, 1996)

COMPILAÇÕES SE
O Melhor de 2 - Mário Pacheco/Nana Sousa Dias (Compilação, Universal, 2001) 

Colectâneas
Claxon (1991) - Claxon / Doze Bares

Biografia retirada daqui

Nenhum comentário: