Páginas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Grupos Musicais dos Anos 80 - Nevada

Alfredo Azinheira (ex-Ferro & Fogo) trabalhava em informática como operador de registo de dados e começara, nos anos 70, a tocar viola-baixo em conjuntos rock. Jorge Mendes era Engenheiro Maquinista Naval. Tocavam juntos em bares de Lisboa há vários anos.

Foi num bar, que em cinco minutos, Jorge Mendes pegou numa frase musical de Alfredo Azinheira e a transformou na canção "Num Barco À Vela".

A maqueta que mandaram ao festival foi gravada, em condições precárias, num barracão. Para essa versão usaram a guitarra portuguesa como acompanhamento e não usaram bateria.

Assim que a música foi seleccionada, Jorge Mendes convenceu-se logo que iriam ganhar. Mas das seis canções seleccionadas acabou por ser a menos votada tendo sido apenas apurada devido ao voto de desempate do presidente do júri, Mello Pereira.

Inicialmente apresentaram-se apenas com os seus nomes individuais. O nome Nevada foi encontrado na semana de ensaios do festival.

"Neste Barco À Vela" acabaria por ser a grande vencedora do festival da Canção, realizado no Funchal, no dia em que a RTP completou 30 anos de transmissões regulares. O arranjo da canção, considerado o melhor pelos componentes da orquestra, era da autoria de Ramon Galarza.

No Eurofestival realizado em Heysel, na Bélgica, ficaram em 18º lugar entre 22 concorrentes.

O grupo transforma-se num trio com a saída de Jorge Mendes e a entrada de Fernanda Lopes e de Carla Burity(que no Eurofestival tinham participado nos coros). Os Nevada, nesta nova formação, lançam o álbum "Na Outra Margem" que inclui uma nova versão de "Neste Barco À Vela" e o single "Amor Tropical".

DISCOGRAFIA
Neste Barco À Vela/Instrumental (Single, Transmédia, 1987)
Amor Tropical/Eu Não Sei Bem (Single, Discossete)
Na Outra Margem (LP, Discossete, 198*)

NO RASTO DE ...
Alfredo Azinheira é o presidente da Camo-Belenenses. Está há vários anos em Timor.
Fernanda Lopes e Carla Burity fizeram parte do coro de Nucha no Eurofestival-90. Em 1991, quando ainda acompanhavam os Nevada, participam no Festival da Canção com os Blocco.

Biografia retirada daqui

Nenhum comentário: